Rua Senador Pinheiro Machado, 1700

Cardiologia

Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do coração e do sistema circulatório.

A Cardiologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema cardiovascular, abrangendo o coração e os vasos sanguíneos. Os cardiologistas são profissionais altamente treinados que desempenham um papel fundamental na avaliação e gestão de condições cardíacas, desde arritmias e doenças coronárias até insuficiência cardíaca e hipertensão. Eles utilizam uma variedade de técnicas, incluindo exames como o Eletrocardiograma e a Ecocardiografia, para ajudar a monitorar a saúde do coração e fornecer cuidados preventivos, visando a saúde cardiovascular e o bem-estar geral dos pacientes.
Dentre os principais tratamentos estão:

Arteriosclerose – A Arteriosclerose é caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias que levam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. Isso acontece pelo acúmulo de gordura saturada, colesterol e outras substâncias. Assim o fluxo de sangue fica prejudicado, provocando dores no peito, fadiga e fraqueza muscular, além de outros sintomas.

Angina – A Angina é caracterizada por uma forte dor no peito sempre que se exige mais do coração — esforços físicos, emoções fortes ou baixas temperaturas. Quando dura pouco e cessa rapidamente, é chamada de estável. Já quando é menos intensa, mas persistente, é conhecida como instável.

Insuficiência cardíaca – Trata-se de uma das doenças do coração mais comuns e mais graves, uma vez que o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de maneira suficiente para o organismo. Com o tempo, surgem sintomas como dificuldade para respirar, fadiga, fraqueza, inchaços, palpitações, entre outros.

Arritmia – Consiste em uma sensação de batimentos cardíacos acelerados, mesmo que eles estejam anormais ou não. A pessoa sente desconforto, mal-estar, fadiga, palpitações e até dificuldade para respirar. Em casos extremos, pode haver perda da consciência.

Cardiomiopatia – É uma condição em que o músculo cardíaco fica inchado e inflamado, tornando-se fraco. Dessa forma, o coração não consegue bombear o sangue para o corpo normalmente, levando a uma insuficiência cardíaca. Por isso, os sintomas são bem parecidos com o dessa doença, com fadiga, inchaço e fraqueza e, em último caso, também pode ser necessário fazer um transplante.

Doença arterial periférica – A doença arterial periférica é uma condição que afeta as artérias que levam sangue para os membros inferiores — pernas e pés. As artérias ficam mais estreitas e endurecidas, dificultando a chegada de sangue até essas regiões periféricas. Consequentemente, podem surgir dores, inchaços, feridas que não cicatrizam, entre outros sintomas. Os homens podem até ter disfunção erétil.

Endocardite – É uma infecção do músculo interno que reveste o coração (endocárdio). Costuma acontecer pela migração de uma bactéria, fungo ou vírus de outra parte do corpo, como a boca, por meio do sistema sanguíneo, algo até bem comum de ocorrer. Porém, o tecido só é afetado se já estiver debilitado por outra doença, como uma insuficiência cardíaca ou imunidade baixa.

Tipos de Exames oferecidas:

Clique no nome desejado e saiba mais.

Demais especialidades

Mastologia

Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da mama, abrangendo tanto a saúde das mamas quanto a pesquisa e tratamento de doenças mamárias, incluindo o câncer de mama.

Fisioterapia

Promover a reabilitação, prevenção e melhoria da funcionalidade do corpo por meio de técnicas e exercícios terapêuticos.

Geriatria

Cuidado e atenção específicos para a saúde e o envelhecimento, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos.

Contato

Rua Senador Pinheiro Machado, 1700

Guarapuava – PR

Fale conosco

Funcionamento da clínica
Segunda à sexta: 08h à 12h e das 13h30 à 18h45
Sábado 08h à 12h

Dúvidas sobre os tratamentos e atendimento, entre em contato conosco. Será um prazer te atender e tirar todas as suas dúvidas e direcioná-la para o melhor procedimento.