Proteínas, lipídeos, carboidratos vitaminas e minerais são nutrientes que fornecem disposição e energia, além de serem responsáveis pela construção e reparação dos músculos após a prática do exercício. Já a atividade física regula o metabolismo, melhora a qualidade dos órgãos e ossos e contribui para a queima de gordura. Dessa maneira, a dieta deve ser associada ao tipo de exercício, uma vez que as quantidades e os nutrientes necessários são diferentes, de acordo com a modalidade praticada e a composição corporal do indivíduo. Assim, o plano alimentar de alguém que pratica atividade física regularmente precisa ser diferenciado, de acordo com o tipo de exercício executado e com a duração do mesmo. O atendimento deve ser global, considerando as individualidades do atleta, suas necessidades energéticas, funcionamento de sistema digestivo, hormonal, dentre outros, além dos impactos de tudo isso no desempenho durante a atividade e vice-versa. Para isso, é preciso um conhecimento aprofundado sobre fisiologia do exercício, o que não necessariamente é requerido de um nutricionista geral. Por isso a especialização em nutrição esportiva é tão importante.
Diante das fortes tendências atuais de busca por um corpo mais saudável e mais qualidade de vida, cada vez mais pessoas buscam adaptar sua alimentação e estilo de vida, buscando equilíbrio e rendimento, aumentando a demanda pelo atendimento personalizado no esporte.
Cresce o número de veganos e vegetarianos, bem como consumidores de produtos integrais e orgânicos, e, principalmente, de praticantes de atividade física. Levando em conta as necessidades desse paciente mais ativo e consciente, é importante que os profissionais de nutrição estejam aptos a orientá-los, no que diz respeito à nutrição esportiva.
Qual o papel da suplementação?
Outra questão extremamente relevante é o aumento da oferta e a facilidade de acesso aos suplementos nutricionais. É cada vez maior o número de consumidores de carboidrato em pó e proteínas, sem qualquer acompanhamento profissional. É o nutricionista esportivo quem está apto a recomendar o uso desses produtos, elaborando uma recomendação personalizada para cada paciente, de acordo com a necessidade, objetivo, composição corporal, tipo, frequência e intensidade da atividade praticada.
Além disso, as suplementações com vitaminas, minerais e etc. também podem ser indicadas com o objetivo de reduzir a fadiga muscular e contribuir para a recuperação pós-treino. Se você deseja melhorar seu desempenho no exercício que pratica, a nutrição esportiva é de extrema importância para melhorar sua qualidade de vida e obter melhores resultados.

Alana Lehn Rossoni
Nutricionista clínica e esportiva. CRN 8-8930
Compartilhe em suas redes sociais