Apesar de ser um exame de realização pouco complexa e que não exige muitas restrições, o ultrassom abdominal requer alguns preparos. Mas não precisa se preocupar, são recomendações simples que irão garantir um bom resultado do exame.
- O paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas;
- É necessário reter urina, ou seja, ficar sem urina por pelo menos duas horas antes do exame
Para que serve o exame
O ultrassom abdominal permite identificar doenças como aneurisma na artéria aorta, pancreatite e alterações no fígado, pedras na vesícula biliar ou nos rins, dano no baço e uma série de outras condições e ferimentos que podem afetar os órgãos dessa região do corpo. Também permite identificar tumores, cistos e abscessos, avaliar as causas de crescimento irregular de um órgão interno, bem como o estreitamento ou dilatação das artérias do abdome.
A maioria dessas doenças apresentam sintomas intensos, como dores e desconfortos, mas alguns se desenvolvem de forma silenciosa. Por isso, é muito importante realizar acompanhamento médico regular.
Como é realizado o exame de ultrassom?
A ultrassonografia abdominal é um exame de preparo e realização simples, indolor e não invasiva. Assim como os outros tipos de ultrassom, o paciente deita na maca e o médico, com o auxílio de um gel, desliza o transdutor sob a pele. Esse aparelho emite ondas sonoras de alta frequência aos órgãos internos e, a partir disso, gera imagens que podem ser visualizadas em tempo real na tela. A entrega do resultado é imediata.

Dr. Guilherme Chao
Medico CRM 24678
Compartilhe em suas redes sociais